• Ser_Socio.jpg
  • Cuidados_Paliativos_Exposicao_PORTO_137.jpg
  • Área do utilizador

Grupo de Reflexão Ética

O Grupo de Reflexão Ética é constituído por uma equipa multidisciplinar que procura uma reflexão aberta, séria, de cariz profissional e natureza transdisciplinar, com a ambição de apoiar a reflexão ética nas questões que dizem respeito aos cuidados paliativos. O grupo é composto por uma médica de cuidados paliativos, enfermeiros de cuidados paliativos, a trabalhar em oncologia e em saúde mental, um psicólogo de cuidados paliativos, uma assistente social de cuidados paliativos, um professor do ensino superior na área da saúde, uma investigadora em cuidados paliativos e um frade.

Este grupo tem por missão apoiar a APCP na reflexão ética sobre as questões específicas dos Cuidados paliativos e tem, como objetivos, os seguintes: 1. Realizar consultoria à direção da APCP nas questões éticas específicas em Cuidados Paliativos; 2. Disponibilizar consultoria para as Comissões de Ética Nacionais, através da direção da APCP, sobre as questões éticas específicas em Cuidados Paliativos; 3. Contribuir para a formação e reflexão ética dos profissionais que trabalham em cuidados paliativos.

O grupo colabora com a APCP relativamente à análise dos pedidos de divulgação de estudos pelos sócios da APCP, da sua pertinência e escrutínio ético, bem como de qualquer outro pedido de apreciação considerado pertinente, à luz dos seus objetivos e missão. Foi criado um formulário de preenchimento obrigatório por todos os que desejem ter como sujeitos de estudo os sócios da APCP (ver sítio internet do GRÉtica na página da APCP). Após preenchimento e submissão, o GRÉtica analisa, emite o seu parecer final e, quando necessário, faz comentários e sugestões que são enviadas na resposta final aos investigadores.

O apoio ao nível da formação e reflexão ética dos profissionais a trabalhar em CP tem sido feito através de reuniões com equipas (discussão de casos clínicos e sua análise à luz das orientações para o processo de decisão em situações de fim de vida do Conselho da Europa1, bem como utilizando o modelo para o processo de tomada de decisão ética em cuidados de saúde de Diego Gracia2), via e-mail, através do email do GREtica3, procurando orientar a reflexão e responder a questões colocadas, quer por profissionais, quer pela comunidade em geral. Desde 2015, está também a decorrer o Ciclo de Cuidados Paliativos, Ética, Cultura e Arte. O primeiro encontro foi no dia 17 de Abril de 2015, em Lisboa, com o Encontro de Cinema, Cuidados Paliativos e Ética. Neste encontro, após a visualização do filme "Amigos Improváveis", seguiu-se um espaço de reflexão e discussão com os comentários do Senhor Professor Doutor Michel Renaud e da Senhora Professora Doutora Isabel Renaud. O próximo encontro será o de Narrativa, Cuidados Paliativos e Ética e está agendado para Outubro de 2016, em Lisboa e no Porto, ainda em data e local a determinar.

O grupo de reflexão ética da APCP tem participado em diversos encontros científicos (Nacionais e Internacionais) sobre a tomada de decisão ética em fim de vida, vulnerabilidade, questões éticas na investigação em CP e questões éticas em Cuidados Paliativos. Na página web da APCP, o sítio GRÉtica4 dispõe de alguns documentos de apoio para a reflexão e formação na área da ética e bioética, regularmente atualizados pelo grupo, bem como a documentação de algumas participações científicas. O grupo está, atualmente, a trabalhar na tradução para posterior publicação do artigo Euthanasia and physician-assisted suicide: A white paper from the European Association for Palliative Care EAPC Translation Policy.
_______________________________________________________________

1 http://www.coe.int/t/dg3/healthbioethic/Activities/09_End%20of%20Life/Guide/Guide%20FdV.pt.pdf

2 Ver Página web

3 gretica@apcp.com.pt

4 http://www.apcp.com.pt/a-associacao/grupo-de-reflexao-etica.html

 

O Grupo é constituído pelos seguintes elementos:

*Enf.ª Mara Freitas (coordenadora)

*Doutora Sandra Pereira

*Prof. Doutor Sérgio Deodato

*Dr.ª Edna Gonçalves

*Dr.ª Alexandra Ramos

*Dr. Eduardo Carqueja

*Enf.ª Cátia Ferreira

*Frei Hermínio Araújo

*Enf.ª Paula Carneiro

Regulamento Interno

Mail de contacto: gretica@apcp.com.pt


______________________________________________________________________________________

SAIBA QUAIS...

as equipas que podem dar apoio ao Doente Paliativo na sua área de residência.

Distrito/Região autómoma

Tipo de apoio/Tipologia de serviço

  • banner2.jpg
  • banner4.jpg
  • banner3.jpg
  • banner1.jpg
  • admedictours1.jpg
  • logo_fcg_2014.jpg

Informação

A APCP declina qualquer responsabilidade nas informações contantes nesta seção, em relação às ações formativas que não sejam por ela organizadas. Qualquer informação ou estabelecimento de contactos sobre estas ações externas à APCP, devem ser obtidas junto das entidades organizadoras, contantes na informação da ação. Nestas, a APCP apenas funciona como plataforma de divulgação e não como responsável pelas mesmas.