• Ser_Socio.jpg
  • Cuidados_Paliativos_Exposicao_PORTO_137.jpg
  • Área do utilizador

Grupo de Serviço Social

 

Historicamente, o serviço social participou desde o início na história dos cuidados paliativos (CP). Dame Cicely Saunders, conhecida pela fundação do movimento hospice enfatizando a importância dos CP na medicina moderna, era também formada em serviço social e tal veio valorizar e dar a conhecer a importância do cuidado holístico que deve ser prestado à pessoa doente e sua família, por diferentes profissionais.

O assistente social de CP através de uma série de habilidades, metodologias e técnicas pertinentes promove a mudança da situação do paciente-familia-equipa. Os seus papeis e competências são hoje reconhecidos pela European Association for Pallliative Care em seis dimensões especificas: 1) Família; 2) Questões práticas; 3) Trabalho em equipa; 4) Gestão emocional; 5) Valores 6) Recursos (melhorar a prática) (EAPC, 2014).

Este grupo de trabalho é constituído por assistentes sociais com experiencia e/ou formação em CP. Os elementos do grupo e os objetivos específicos de trabalho serão avaliados e apresentados anualmente.

Objetivos gerais do grupo

·         Dar a conhecer o papel e as competências do assistente social em CP

·         Contribuir na formação das equipas multidisciplinares em CP

·         Fomentar e apoiar a investigação/formação em serviço social no âmbito dos CP

·         Promover redes de contacto e transferência de conhecimentos destes profissionais a um nível nacional e internacional

Objetivos específicos de Abril/2018 a Abril/2019

·         Informar a sociedade em geral sobre as competências do assistente social em CP

o   Atividade: Publicação de material literário

·         Conhecer o nível de formação em CP dos profissionais de serviço social

o   Atividade: Publicação de uma lista nacional de profissionais de serviço social com experiencia e/ou formação em CP

 

Constituição do Grupo:

 Carla Reigada - Licenciada em Trabalho Social, Mestre em Cuidados Paliativos e Doutora em Psicologia. Investigadora no Grupo de Investigação ATLANTES: Dignidad Humana y Cuidados Paliativos do Instituto Cultura y Sociedad, Universidad de Navarra. Membro da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Representante de Portugal no Comité Diretivo do “Social Work Task Force” da European Association for Palliative Care (EAPC).

Carla Ferreira – Licenciada em Politica Social, Mestre em Politica Social. Assistente Social (Assessora) da Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, Açores.

Joana Lourenço - Licenciada em Serviço Social; Mestre em Cªas Socias e Saude e Curso de Especialização em Cuidados Paliativos. Assistente Social do Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE.

Margarida Pires - Licenciada em Serviço Social desde 1993. Curso Avançado em Cuidados Paliativos. Frequenta Curso de Especialização em Intervenção Sistémica e Terapia Familiar. Exerce funções no IPO de Coimbra desde 1995. Assistente Social do Serviço de Cuidados Paliativos desde a sua criação, na valência internamento e equipa intra-hospitalar. Diretora do Serviço Social do IPO.

Paula Ramos - Licenciada em Serviço Social desde 1997. Mestrado em Cuidados Paliativos. Exerce funções no Centro de Saúde de Portalegre desde 2001. Assistente Convidada na Licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Contacto mail: gssocial@apcp.com.pt

·         Alexandra Ramos Cortês, Assistente Social, CIES – Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE – IUL, CHLN EPE, Lisboa (Coordenadora do Grupo)

·         Eunice Roque, Assistente Social; Associação Infanta D. Mafalda, Lisboa

·         Fernanda Ferreira, IPO lisboa

·         Isabel Maria, Hospital Litoral Alentejano

·         Joana Lourenço, Assistente Social, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
Margarida Pires, Assistente Social, IPOFG Coimbra, EPE, Coimbra

·         Maria Aurora Matias, Assistente Social, Lisboa 

·         Maria Manuela Paiva, Assistente Social, IPOFG Lisboa, Lisboa

·         Paula Ramos, Assistente Social, Unidade Local de Saúde Norte Alentejano, EPE, Portalegre

·         Susana Lopes, Assistente Social, Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede

SAIBA QUAIS...

as equipas que podem dar apoio ao Doente Paliativo na sua área de residência.

Distrito/Região autómoma

Tipo de apoio/Tipologia de serviço

  • banner2.jpg
  • banner4.jpg
  • banner3.jpg
  • follow-on-twitter.png
  • banner1.jpg
  • admedictours1.jpg
  • logo_fcg_2014.jpg

Informação

A APCP declina qualquer responsabilidade nas informações contantes nesta seção, em relação às ações formativas que não sejam por ela organizadas. Qualquer informação ou estabelecimento de contactos sobre estas ações externas à APCP, devem ser obtidas junto das entidades organizadoras, contantes na informação da ação. Nestas, a APCP apenas funciona como plataforma de divulgação e não como responsável pelas mesmas.