• Ser_Socio.jpg
  • Cuidados_Paliativos_Exposicao_PORTO_137.jpg
  • Área do utilizador

História

A actual Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos foi fundada em 21 de Julho de 1995, com a designação de Associação Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), conforme se pode verificar no Diário da República, III Série, N.º 223, de 26 de Setembro de 1995. Os sócios fundadores, que na sua maioria trabalhavam na Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto, sentiram a necessidade e a obrigação de promover os cuidados paliativos em Portugal. Para isso decidiram reunir os profissionais de diferentes áreas com interesse neste campo e fundaram uma associação designada ?Associação Nacional de Cuidados Paliativos?. Segundo o artigo 2º dos seus estatutos, tem por finalidade promover o desenvolvimento, o estudo, a investigação e o ensino dos cuidados paliativos prestados aos doentes com doença crónica avançada e progressiva, com o objectivo de obter a melhor qualidade de vida possível , integrando os aspectos psicológicos, sociais e espirituais e sendo consideradas as necessidades básicas da família tanto em vida como para além da morte.

O 1º presidente da ANCP foi o Dr. Ferraz Gonçalves.

O logotipo foi escolhido pelos sócios fundadores e contem os elementos que mais traduzem a filosofia da ANCP. Estes elementos podem ser interpretados da seguinte forma: as ondas e a água transmitem tranquilidade, transparência e relaxamento; podem também representar a própria vida, o seu conhecimento e o respeito pelo seu processo natural, sendo a base fundamental de todo o trabalho a desenvolver; a lua é a luz que rompe da escuridão, a serenidade e a paz; o triângulo representa o equilíbrio. A triangulação pode ter um significado ecológico, cientifico, em suma de relação, sempre abrangente e nunca estático, como pretende a filosofia em que assenta a Associação Nacional de Cuidados Paliativos.

Na primavera de 1996 foi editado o 1º Boletim da ANCPe que tem sido publicado com uma periodicidade trimestral.

SAIBA QUAIS...

as equipas que podem dar apoio ao Doente Paliativo na sua área de residência.

Distrito/Região autómoma

Tipo de apoio/Tipologia de serviço

  • banner2.jpg
  • banner4.jpg
  • banner3.jpg
  • banner1.jpg
  • admedictours1.jpg
  • logo_fcg_2014.jpg

Informação

A APCP declina qualquer responsabilidade nas informações contantes nesta seção, em relação às ações formativas que não sejam por ela organizadas. Qualquer informação ou estabelecimento de contactos sobre estas ações externas à APCP, devem ser obtidas junto das entidades organizadoras, contantes na informação da ação. Nestas, a APCP apenas funciona como plataforma de divulgação e não como responsável pelas mesmas.