Facilidades, obstáculos e necessidades para o cuidado espiritual

Na sequência do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Espiritualidade da APCP - GRES na área da espiritualidade em Cuidados Paliativos, procede-se à divulgação do estudo sobre Facilidades, obstáculos e necessidades para o cuidado espiritual junto dos participantes do IX Congresso Nacional de Cuidados Paliativos / 8º Congresso de Cuidados Paliativos do IPO Porto.

A Espiritualidade é a dimensão do ser humano referente à forma como este expressa o significado e sentido da vida e a forma como experiência a interligação ao momento, a si próprio, aos outros, à natureza e ao sagrado (Puchalsky et al., 2009).

Reconhecendo a natureza bio-psico-socio- cultural e espiritual do ser humano, o cuidado espiritual assume-se como uma ferramenta essencial para que a pessoa encontre consolo, conforto. conexão, significado e sentido no meio do sofrimento, desordem e dor ( Puchalsky et al., 2009).

Desconhecemos em Portugal quais as condições em que os profissionais prestam o cuidado espiritual no âmbito da assistência em cuidados paliativos.

Assim, com o objetivo de identificar as facilidades, obstáculos e necessidades dos profissionais para o cuidado espiritual na perspetiva dos profissionais, gostaríamos de o convidar a participar no presente estudo.

Para tal, pedimos que aceda ao link https://goo.gl/forms/cqagieWJCA4RJdXy2

 

Grata por toda a atenção

Pelo GRES

Ana Querido


voltar