Sociedade Artística Musical dos Pousos

Após participação no IX Congresso Nacional, damos a conhecer a Sociedade Artística Musical dos Pousos:

A SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, Instituição de Utilidade Pública, mantém a sua atividade ininterrupta desde 1873 associada à Música. Tem desempenhado um papel de relevo junto da comunidade, seja pelo significativo número de artistas profissionais que dela têm saído, seja pela inovação e qualidade de alguns dos seus programas. Esta procura fomentar a cultura, com inovação, através das artes performativas, em especial a música, promovendo e desenvolvendo nas pessoas o prazer da prática e fruição artísticas de modo a que sejam estruturantes do indivíduo e da comunidade.

Fomos convidados novamente a partilhar um dos 18 programas, o "Aqui Contigo", no IX Congresso Nacional de Cuidados Paliativos/8º Congresso de Cuidados Paliativos do IPO-Porto. Este programa que desenvolvemos diariamente no âmbito da Terapia pela Arte é dedicado a idosos acamados dependentes e pessoas em estado terminal.

Depois de mais de duas décadas a inovar no âmbito do ensino artístico para a primeira infância, a SAMP tomou consciência que a atual sociedade que integramos está preparada para cuidar dos filhos mas não para cuidar dos pais. De facto, existem muitos modelos para nos ensinar a nascer e crescer, e tão poucos para nos ensinar a envelhecer e a morrer. Após 10 anos de sessões artísticas para idosos, concluímos que são as pessoas em estado terminal que mais precisam de uma Presença Sonora quando não processam nenhum outro sentido. É pelo Amor e pela Presença que conseguimos que o Som seja o seu último Colo. Porque acreditamos que só cuidando de quem cuida, se poderá desenvolver um acompanhamento de excelência neste momento tão importante que é a morte, criámos outro eixo de intervenção para cuidadores. Quem se conhece e quem entende a morte, vive a vida numa outra dimensão.

E é assim que nasce o Programa AQUI CONTIGO

https://www.youtube.com/watch?v=hCAZ4kH8vSs

hoje já premiado por diversas entidades de referência Nacional e Internacional:

* Prémio Coesão reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian e atribuído de cinco em cinco anos, a uma entidade internacional e três nacionais

* Prémio VIDA + - 'Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável', pela CCDRC com a colaboração do consórcio Ageing@Coimbra.

* Voto de Louvor atribuído pela Câmara Municipal de Leiria.

Também algumas revistas nacionais e internacionais escrevem sobre estes programas:

London Arts in Health Forum Blog - Speaking of unspoken things

Diário de Notícias - "A magia que muda a vida de bebés, idosos e doentes"

Mais informações em www.samp.pt


voltar