• Ser_Socio.jpg
  • banner-1920x460px_04-04.png
  • Área do utilizador

Eventos a decorrer neste momento

Um guia para apoiar familias de criancas com necessidades complexas e os profissionais que delas cuidam

Um guia para apoiar famílias de crianças com necessidades complexas e os profissionais que delas cuidam

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos

Porto, 10 de Junho de 2018

Caros Pais: Por vezes, sentem-se cansados e sobrecarregados? Na maioria das vezes sentem-se cansados e sobrecarregados? Talvez vos tenham dito que o vosso filho irá precisar de ajuda extra de profissionais durante os próximos tempos. Talvez sintam que o vosso filho nunca tem tempo para ser apenas criança porque há tantos tratamentos e terapias. Vocês e o vosso filho têm tanto que fazer todos os dias!

No passado dia 18 de Maio, na abertura das II Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos foi anunciada a publicação e distribuição da versão portuguesa da brochura "Estão preocupados com o vosso filho? Um guia para apoiar famílias de crianças com necessidades complexas e os profissionais que delas cuidam".

Trata-se da tradução oficial e autorizada de um trabalho desenvolvido pela Internacional Children's Palliative Care Network (ICPCN) com a colaboração de profissionais de saúde (alguns sendo também pais) do Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido, e disseminado no início de 2018.

A tradução para língua portuguesa foi uma iniciativa do Grupo de Apoio à Pediatria (GAP) da APCP (em conjunto com o Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria), com a colaboração voluntária da tradutora Anabela Vinagre Mateus.

"Vamos começar pelo princípio", "Respeito", "Qualidade de vida", "Conjugar tudo", "Pôr a família de volta no caminho certo", são os capítulos deste trabalho, sempre abordados sob dois ângulos, o dos pais e o dos profissionais. No final são dadas indicações para "Saber mais", com endereços de sites internacionais e nacionais.

A versão em papel desta brochura (uma generosa contribuição da farmacêutica Angelini à APCP) foi apresentada ao participantes nas Jornadas. Estes puderam proceder à encomenda de exemplares impressos para serem distribuídos às famílias nas suas instituições. A Angelini está disponível para continuar a receber solicitações (sofia.cardoso@angelini.pt).

A versão digital (pdf) encontra-se disponível para download em vários sites, incluindo o da APCP e o da ICPCN.

Esta brochura constitui mais uma importante ferramenta educacional e de divulgação dos princípios dos cuidados paliativos pediátricos, tanto para os profissionais como para a sociedade. Não é de mais relevar a importância das traduções deste género de documentos para a língua portuguesa, a 5ª mais falada no mundo.

A APCP congratula o GAP por mais esta iniciativa e agradece à Angelini o apoio prestado.

Duarte Soares

Presidente APCP


voltar

SAIBA QUAIS...

as equipas que podem dar apoio ao Doente Paliativo na sua área de residência.

Distrito/Região autómoma

Tipo de apoio/Tipologia de serviço

  • banner2.jpg
  • banner4.jpg
  • banner3.jpg
  • banner-1920x460px_04-02.png
  • follow-on-twitter.png
  • banner-1920x460px_04-03.png
  • banner1.jpg
  • admedictours1.jpg
  • logo_fcg_2014.jpg

Informação

A APCP declina qualquer responsabilidade nas informações contantes nesta seção, em relação às ações formativas que não sejam por ela organizadas. Qualquer informação ou estabelecimento de contactos sobre estas ações externas à APCP, devem ser obtidas junto das entidades organizadoras, contantes na informação da ação. Nestas, a APCP apenas funciona como plataforma de divulgação e não como responsável pelas mesmas.