Grupo de Nutrição

Na sequência do aproximar de posições com a Ordem dos Nutricionistas, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos orgulha-se de apresentar a constituição do seu novo grupo de trabalho, o Grupo de Nutrição. Este grupo foi apresentado à ON em reunião realizada a 14 de Dezembro de 2018.

 

1. Composição do grupo e resenha profissional dos membros constituintes

Isabel Luísa Gomes Ferraz Pinto Feliciano - 1118N ( coordenação)

- Doutora em Ciências da Saúde, pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Tese: Cuidado Alimentar e Nutricional em Cuidados Paliativos – Estudo de Caso Qualitativo.

- Mestre em Nutrition, Physical Activity and Public Health, pela University of Bristol, Inglaterra. Tese: A qualitative study assessing dietitians' professional perceptions of their contribution to palliative care and their current practices.

- Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Tese: Suporte Nutricional em Cuidados Paliativos.

- Nutricionista no Serviço de Nutrição da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE.

- Membro da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSM,EPE.

- Formação básica em Cuidados Paliativos pelo Instituto Português de Oncologia do Porto – Unidade de Cuidados Continuados.

- Formação avançada em Cuidados Paliativos pelo Edmonton Regional Palliative Care Programme, Canada, Instituto Paliar, São Paulo, Brasil, e Hospital Albert- Einstein São Paulo, Brasil.

 

Maria João Duarte – (0088N)

- Licenciada em Dietética e Nutrição, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

- Curso do programa LLL da ESPEN.

- Curso Básico de Cuidados Paliativos.

- Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

-Nutricionista no Hospital do Mar, Cuidados Especializados Lisboa. Membro da Equipa de Cuidados Paliativos.

- Orientadora de Estágios da Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL.

 

Maria Laura Andrade Pereira Ribeiro – (1201N)

- Mestre em Cuidados Paliativos, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

- Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação

da Universidade do Porto.

-Nutricionista do Serviço de Nutrição e Alimentação do Instituto Português de Oncologia do Porto de Francisco Gentil (IPOPFG-E.P.E), nas áreas de Pediatria e Cuidados Paliativos.

- Membro da Equipa de Cuidados Paliativos do IPOPFG-E.P.E.

- Orientadora de estágios de licenciatura em Nutrição e profissionais de acesso à Ordem dos Nutricionistas.

 

Sónia Denise Ferreira Velho – (1400N)

- Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar, com equivalência ao Curso de Ciências da Nutrição e Alimentação em 2009.

- Mestre em Nutrição Clínica, pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

- Mestre em Bioestatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa.

- A frequentar o Programa Doutoral da Faculdade de Medicina de Lisboa, ramo Ciências e Tecnologias da Saúde, área Nutrição.

- Nutricionista do Hospital Beatriz Ângelo.

- Colaboração com a Equipa Interdisciplinar de Cuidados Paliativos.

Susana Liquito Quintas – (0252N)

- Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

- Frequentou o curso de formação profissional "Controlo de Sintomas nos Cuidados Paliativos", promovido pelo Serviço de Gestão do Conhecimento e Comunicação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

- Nutricionista na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, atualmente nos Centros de Saúde de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e no Hospital Conde de Bertiandos. Integra as Equipas de Cuidados Continuados Integrados de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

- Dá apoio ao Lar Condes da Folgosa e Unidades de Média e Unidade de Longa Duração e Manutenção da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.

 

Teresa de Jesus Lopes Gomes Martins – (1049 N)

- Pós-graduada em Cuidados Paliativos, pelo Instituto Politécnico de Bragança.

- Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

- Nutricionista do Serviço de Nutrição da Unidade Local da Saúde do Nordeste, ULSNE-E.P.E, responsável pelas Unidades Hospitalares de Mirandela e Macedo Cavaleiros.

- Nutricionista de apoio à Unidade de Cuidados Paliativos da ULSNE-E.P.E.

 

2. Objetivos de trabalho

Enquanto a nutrição aparece como uma área de atuação importante para os cuidados paliativos, no âmbito da difusão do conhecimento científico e do desenvolvimento da prática profissional, muitas são as questões que permanecem por estudar, abordar e trabalhar.

São assim, objetivos de trabalho deste grupo:

- Promover a reflexão sobre a filosofia, os princípios, os objetivos e a ética do cuidado alimentar e nutricional em cuidados paliativos.

- Aumentar a literacia da comunidade científica e da população em geral sobre o papel e a importância dos cuidados alimentares e nutricionais em cuidados paliativos.

- Contribuir para o reconhecimento do papel profissional do nutricionista nas equipas multiprofissionais de cuidados paliativos.

- Contribuir para a melhoria da oferta de formação específica para nutricionistas, sobre cuidados alimentares e nutricionais em cuidados paliativos.

- Promover a partilha de experiências profissionais e de formação entre nutricionistas com interesses na área da Nutrição e Cuidados Paliativos.

 

3. Proposta de atividades

- Disponibilizar material científico de interesse sobre o tema Nutrição e Cuidados Paliativos, no site da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

- Trabalhar em cooperação com a APCP na preparação de unidades curriculares, a inserir nos cursos de formação em Cuidados Paliativos promovidas pela mesma, relativas aos temas: controlo de sintomas de impacto nutricional, cuidados alimentares e nutricionais em cuidados paliativos, o papel do nutricionista nas equipas de cuidados paliativos.

- Trabalhar em cooperação com a APCP, a Ordem dos Nutricionistas, a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos e o Observatório Português de Cuidados Paliativos na recolha de informação relativa à presença de nutricionistas em equipas de cuidados paliativos.

- Participar em reuniões científicas e ações formativas, com vista a promover e divulgar o papel dos cuidados alimentares e nutricionais e dos nutricionistas em Cuidados Paliativos.

- Fomentar as relações e o intercâmbio, com sociedades ou outras instituições nacionais e estrangeiras, com interesses na Nutrição em Cuidados Paliativos.

- Criar uma rede de colaboração profissional entre nutricionistas que trabalhem em cuidados paliativos.

 

Email do grupo: nutricao@apcp.com.pt