Grupo de Participação Internacional

Contexto:

O grupo de participação internacional da APCP (GPI-APCP) teve início em 2018 após convite da APCP. Todos os elementos trabalharam em Portugal e/ou Espanha em áreas clinícas mais ou menos especializadas relacionadas com os cuidados em fim de vida, variando as mesmas desde os cuidados intensivos, hemato-oncologia (adultos e pediatria), cuidados paliativos comunitários/hospitalares até ao cuidar em lares e residências de idosos.

Através da nossa educação e experiência acumulada, tanto no setor público como privado, é nossa poder contribuir para melhor o desenvolvimento dos cuidados paliativos no nosso país. Se bem que a nossa maior dificuldade reside no facto de não trabalharmos em Portugal, a nossa mais recente experiência internacional apresenta-se-nos como a nossa maior oportunidade de colaboração. O desafio a que nos propomos é a procura contínua de interação ativa com outros profissionais quer a nível da investigação, educação e discussão de boas práticas e legislação internacionais.

Visão:

Contribuir para o desenvolvimento dos cuidados paliativos em Portugal, tendo como base a prática clinica especializada inserida no contexto histórico, político e legal dos cuidados paliativos a nível internacional.

Missão:

* Reunir na APCP profissionais que trabalham além-fronteiras em serviços clínicos de reconhecida importância para os cuidados paliativos;

* Criar pontes de proximidade com parceiros internacionais, que permitam a melhoria assertiva das práticas clínicas e o desenvolvimento de conhecimento teórico-prático relevante para os cuidados paliativos em Portugal;

* Atuar como agente facilitador de contatos internacionais para o potencial estabelecimento futuro de parcerias;

* Oferecer consultoria e pareceres relacionados com a nossa experiência em cuidados paliativos que a APCP entenda como relevante.

* Participar no desenvolvimento de novos serviços, programas educativos e/ou produção de literatura e/ou publicações pertinentes.

Plano de trabalhos - 2019

* Divulgar nas redes sociais documentos e iniciativas relevantes a nível internacional para a prática clínica portuguesa;

* Disponibilidade rotativa para facilitar e partilhar experiências de cuidados paliativos com a APCP;

* Fomentar contactos internacionais para o potencial estabelecimento de parcerias;

* Participar em atividades desenvolvidas e/ou patrocinadas pela APCP;

* Reunir como grupo de trabalho regularmente;

* Criação de contato direto acessível a todos os sócios (videoconferência);

* Participar em eventos relevantes para a prática de cuidados paliativos e investigação a nível internacional

 

MEMBROS DO GRUPO

Nuno Santos Lopes

Palliative Care & Dementia Clinical Nurse Specialist

Royal Trinity Hospice

Áreas de interesse: demência, lares de idosos, gestão, investigação, formação.

Sergio Dâmaso

Ward Manager

St Christopher´s Hospice

Áreas de interesse: prática avançada de enfermagem, educação em enfermagem, cuidados na comunidade, gestão de doença crónica e/ou avançada, educação de cuidadores formais e informais, planificação de cuidados futuros, capacidade mental e eutanásia, direito e ética em cuidados paliativos, dor total, desenvolvimento e planeamento de serviços, liderança de equipas, comunicação e voluntariado.

Maria Aparício

Palliative Care Clinical Nurse Specialist

St Christopher´s Hospice

Áreas de interesse: Comunicação, Familia, Feridas malignas, Liderança, Investigação, Formação, Gratidão.

Isabel Leal

Palliative Care Clinical Nurse Specialist

St Christopher's Hospice

Áreas de interesse: comunicação com o doente e família, o apoio à família, cuidar em fim de vida, espiritualidade, insuficiência cardiaca avançada.

Maria Colimão

Palliative Care Social Worker / Compassionate Neighbours

St Christopher´s Hospice

Áreas de interesse: servico social, espiritualidade, acompanhamento à familia antes e após o luto, comunidades compassivas.

Liliana Freitas Branco

Palliative Care Clinical Nurse Specialist/Clinical Psychologist

St Christopher´s Hospice

Áreas de interesse: pediatria oncológica, trabalho com jovens adultos com doença oncologica, formação de profissionais e cuidadores, psico-oncologia, terapia cognitivo-comportamental, luto em crianças e jovens adolescentes.


O grupo poderá ser contactado através do correio electrónico gpinternacional@apcp.com.pt