Ana Cláudia Arantes - A morte é um dia que vale a pena viver - Faro

Terça-feira, 29 de janeiro - 18 horas

Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Faro

 

"A morte é um dia que vale a pena viver"

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, em colaboração com o Grupo de Estudos de Medicina Narrativa e a Leya / Oficina do Livro, orgulha-se de organizar em Portugal um ciclo de conferências com a Dra. Ana Claudia Arantes, médica paliativista e geriatra no Brasil (https://lnkd.in/dibThCe).

A Dra. Ana Cláudia tem feito um trabalho excecional e ativo na área dos cuidados paliativos no seu país natal para os profissionais de saúde, estudantes de Medicina e população em geral. O seu carisma, a forma de pensar e a sua entrega aos seus doentes constituem um exemplo inspirador para todos que a conhecem.

A Oficina do Livro/LeYa anuncia a vinda a Portugal de Ana Cláudia Quintana Arantes, conceituada médica especializada em cuidados paliativos, geriatria e gerontologia, professora da The School of Life e autora do bestseller A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver, livro que está na sua 7ª edição, com mais de 40 mil exemplares vendidos no Brasil, onde foi publicado na sequência da palestra dada pela médica nas TEDx, hoje com mais de 1,7 milhões de visualizações.

A morte é talvez o grande medo da maioria das pessoas, além de ser ainda um tabu. Ana Cláudia Quintana Arantes mostra-nos, no seu livro A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver - cuja edição portuguesa chegará às livrarias com prefácio da médica e política Isabel Galriça Neto - que a grande questão que envolve a morte é, na verdade, a vida. Como vivemos? Os nossos dias são devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimento pelo que fizemos ou, pior, pelo que não fizemos? Ana Cláudia, médica especialista em cuidados paliativos, partilha as suas experiências pessoais e profissionais e incentiva as pessoas a cultivarem relações saudáveis, a cuidarem de si próprias com a mesma dedicação com que cuidam de parentes e amigos.

O livro A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver apresenta uma reflexão fundamental para os dias de hoje, em que vivemos com a sensação permanente de que deixamos a vida escorrer entre os dedos. Questões como "a verdade pode matar?" ou "como acompanhar alguém que está a morrer?" e temas como a contemplação da morte, a dimensão espiritual do sofrimento humano, a perspetiva dos cuidadores (ou "zombies existenciais", como são apresentados no livro), os arrependimentos, os sentimentos sem máscaras, o trabalho, a felicidade ou "as nossas mortes de cada dia", formam os principais conteúdos do livro, originalmente lançado no Brasil em 2016 e que chega neste início de 2019 aos leitores portugueses.

Ana Cláudia Quintana Arantes estará em Portugal entre 18 e 30 de janeiro e o entusiasmo em torno da sua vinda não se fez esperar, sendo sete as palestras (de entrada livre) agendadas em várias cidades – Braga, Porto, Castelo Branco, Lisboa e Faro - e organizadas pelas principais associações nacionais na área dos cuidados paliativos e da medicina narrativa:

· 18 de janeiro, 12h30, Braga, Auditório do Hospital de Braga

· 18 de janeiro, 18h, Porto, Ordem dos Médicos

· 21 de janeiro, 18h, Castelo Branco, Escola Superior de Saúde

· 23 de janeiro, 18h, Lisboa, Hospital da Luz (lançamento do livro)

· 25 de janeiro, 18h30, Ponta Delgada, Hospital do Divino Espírito Santo

· 29 de janeiro, 18h, Faro, Centro Hospitalar Universitário

· 30 de janeiro, 18h30, Lisboa, Livraria Buchholz

A autora é médica, formada pela Universidade de São Paulo com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade Médica da Universidade de São Paulo. Fez uma pós graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e uma especialização em Cuidados Paliativos, pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Participou no TEDx FMUSP com a palestra «A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver» (hoje com 1,7 milhões de visualizações no youtube). Atualmente é docente da The School of Life, e da Casa do Saber, ministrando as aulas «Como lidar com a morte» e «Como ter melhores conversas». Desde 2015, desenvolve cursos intensivos de Conversas sobre Envelhecimento e sobre como lidar com a morte para desvendar o tabu dos temas.

Mais informações:


voltar