Jornadas de Cuidados Paliativos - Portugal 2020

A Academia Pontificia para a Vida, um orgão do Vaticano que congrega peritos, crentes e não crentes, de várias nacionalidades, vai promover através do grupo Pallife umas Jornadas de Cuidados Paliativos em Portugal. Serão em 16-17 março de 2020, e contam com a co-organização da Associação de Médicos Católicos e da Conferencia Episcopal Portuguesa, e com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

O objectivo destas jornadas é reafirmar a importância deste tipo de cuidados de saúde, humanizados e rigorosos, que permitem intervir activamente no sofrimento das pessoas de todas as idades, com doenças graves, avançadas e progressivas, valorizando a pessoa doente e a sua família, a sua Dignidade e a protecção da Vida.

Quer-se assim enfatizar a importância destes cuidados de saúde, bem como a necessidade de todos aqueles que deles carecem terem um acesso efectivo, pois trata-se de um verdadeiro problema de saúde pública e de intervenção num sofrimento que ninguém deseja que se torne destrutivo.

O programa conta com peritos nacionais e estrangeitos, de reconhecida competência, e divide-se por dois dias: um primeiro, de cariz eminentemente científico, aberto a todos os que se increverem, e que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contará com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

Um segundo, dirigido aos agentes pastorais, a decorrer em Fátima, com o objectivo de os sensibilizar e informar sobre a cultura dos Cuidados Paliativos e sobre a sua prática.

Mais informações em anexo.


voltar