Aprovação na AR da Resolução sobre Cuidados Paliativos Pediátricos

O dia 14 de Maio de 2014 marca um importante passo para as crianças e jovens portugueses com doenças crónicas complexas, limitantes da esperança e ou da qualidade de vida, após a aprovação no Parlamento nacional, por unanimidade, do Projeto de Resolução nº 994/XII/3ª.

 

Este Projeto, apresentado a 28 de Março passado pela maioria parlamentar PSD e CDS-PP sob a liderança da Drª Isabel Galriça Neto, “recomenda ao Governo que reforce o estudo das necessidades e devidas respostas no âmbito dos Cuidados Paliativos Pediátricos e que implemente as medidas necessárias à disponibilização efetiva desses cuidados no nosso país”.

 

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos congratula-se por o Grupo de Apoio à Pediatria ter contribuído para a apresentação deste Projeto, em parte baseado no relatório elaborado em conjunto com a Comissão de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria na sequência da reunião “Cuidados Paliativos Pediátricos – uma reflexão? Que futuro em Portugal?” decorrida em Junho de 2013 na Fundação Calouste Gulbenkian (no âmbito do projecto DINAMO – dinamizar formação avançada e investigação para optimizar os cuidados paliativos domiciliários em Portugal).

 

Espera-se assim que a aguardada implementação da Rede Nacional de Cuidados Paliativos venha também a dar resposta às necessidades paliativas pediátricas em Portugal.


voltar