Grupo de Apoio no Luto

O luto é uma experiência normativa de resposta a uma perda significativa, geralmente acompanhada de sofrimento físico, emocional e espiritual, que em alguns casos (10 a 20%) se reveste de sintomas prolongados e debilitantes. Os cuidados paliativos preconizam uma atitude preventiva de suporte contínuo nas múltiplas perdas decorrentes da doença avançada, extensível ao período de luto.

Esta ação pressupõe o acesso a serviços que garantam uma abordagem sensível e adequada ao grau de vulnerabilidade individual, de forma a garantir medidas mínimas e universais de intervenção no luto e, simultaneamente, uma atenção especializada, dirigida às situações de maior complexidade. Isto requer que os profissionais de cuidados paliativos estejam sensibilizados para as necessidades particulares das pessoas em luto, disponham de recursos informativos e formação ajustada ao seu grau de envolvimento na intervenção.

O Grupo de Apoio no Luto da APCP tem, como missão, influenciar, promover e defender a prestação de cuidados no luto, com qualidade de excelência, e baseados em evidência, através da disponibilização, promoção e partilha de informação, formação e investigação na área do luto.

Na prossecução da sua missão, o grupo tem por objetivos:

- Sensibilizar os profissionais de saúde, utentes dos serviços de cuidados paliativos e do público em geral sobre as necessidades das pessoas em luto.

- Organizar e disponibilizar informação sobre o processo de luto e sobre apoio no luto de uma forma atualizada e acessível.

- Organizar formação para os profissionais de saúde a vários níveis.

- Promover e facilitar investigação na área do luto através de consultadoria a estudantes e profissionais de saúde.

O plano de trabalhos para o ano de 2019 envolve:

- Na área da informação: criação de materiais informativos dirigidos a profissionais e à população em geral, sobre o processo de luto e recursos de suporte a nível nacional.

- Na área da formação e consultadoria a profissionais: cursos de formação e workshops de nível básico e intermédio, dirigidos a profissionais de cuidados paliativos e outros profissionais de saúde; criação de grupos de supervisão/intervisão orientados para a intervenção no luto.

- Na área da investigação: realizar o levantamento dos serviços de apoio no luto em cuidados paliativos a nível nacional.

 

Constituição do grupo:

Maja de Brito (psicologia)

Faculdade de medicina da Universidade de Coimbra; Cicely Saunders Insitute, King's College London - Lisboa

(coordenação do grupo)

 

Alexandra Coelho (psicologia)

Centro Hospitalar Lisboa Norte, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Lisboa

(coordenação do grupo)

 

Ana Carrancha (enfermagem)

Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Faro

 

Guida Ascensão (psicologia)

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo - Serpa

 

Helena Beça (medicina geral e familiar)

ACES Espinho - Gaia

 

Helena Salazar (psicologia)

ACES Arrábida - Setúbal

 

Pedro Frade (psicologia)

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Lisboa

 

Susana Lopes (assistente social)

Hospital Arcebispo João Crisóstomo - Cantanhede

 

Contacto: gapoioluto@apcp.com.pt