Grupo de Comunicação e Media

Contextualização

Sendo os Cuidados Paliativos uma área de interesse público e social inequívoco, podem estar sujeitos a um processo de marketing, por forma a incrementar a referenciação de novos doentes, otimizando os resultados da sua intervenção.

Neste âmbito, são objetivos específicos deste grupo de trabalho:

  • Despertar a consciência pública para a importância dos cuidados paliativos, debatendo o significado dos mesmos;
  • Sensibilizar decisores políticos e gestores de instituições de saúde e do apoio social, profissionais de saúde e estudantes para o impacto da intervenção atempada das equipas de cuidados paliativos;
  • Potenciar a referenciação precoce e adequada de doentes com patologias crónicas complexas e limitantes ou ameaçadoras de vida para equipas de cuidados paliativos;
  • Facilitar a transmissão e clarificação dos objetivos da integração da equipa de cuidados paliativos, pelas equipas referenciadoras;
  • Estabelecer parcerias com diferentes grupos profissionais, nacionais e internacionais, na divulgação de informação adequada sobre cuidados paliativos;
  • Criar oportunidades de difusão das mensagens sobre os objetivos dos programas de cuidados paliativos.

Constituição do grupo

Susana Caires (coordenadora) – Psicóloga, Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

 

Cândida Cancelinha (coordenadora) – Médica, Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátrica, Departamento Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Ana Rocha – Enfermeira, Serviço dos Cuidados Paliativos e Equipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

 

Elsa Montenegro Marques – Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). Investigadora integrada do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Lisboa (CLISSIS).

 

Goreti Marques – Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Departamento de Enfermagem.

 

Joana Rente – Enfermeira, Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, Hospital Dr. Francisco Zagalo.

 

Maria Goreti Mendes – Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Diretora do Curso de Formação Especializada em Enfermagem de Cuidados Paliativos e do Curso a distância, Cuidados Paliativos e Temas de Fim de Vida.

 

Email do grupo:comunicacaoemedia@apcp.com.pt