Grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, dando cumprimento ao compromisso eleitoral de fortalecer a presença dos profissionais de saúde nas distintas àreas de prestação de cuidados, orgulha-se de anunciar a criação do grupo de trabalho de terapia ocupacional. Entendemos que este é mais um passo no sentido de criar uma nova dinâmica de patilha e debate clínico e científico de forma a oferecer cuidados verdadeiramente holísticos de suporte a todos os doentes e famílias, promovendo a habilitação, autonomia, dignidade e qualidade de vida a todos os que procuram os nossos serviços.

Ao grupo de trabalho, votos dos maiores sucessos nesta nova missão! Oportunamente será divulgado o plano de actividades e primeiras iniciativas do grupo.

 

Constituição do Grupo

Ana Costa - Licenciada em Terapia Ocupacional pela ESSA. Mestre em Cuidados Paliativos pela FMUP (2011). Coordenadora e co-autora do livro "Reabilitação em Cuidados Paliativos" da Lusodidacta (2014). Autora de vários artigos científicos na área dos Cuidados Paliativos em revistas nacional/internacional. Fundadora do GICPTO (Grupo de Interesse de Cuidados Paliativos em Terapia Ocupacional da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais). Coordenadora científica da pós-graduação "Cuidados Continuados e Paliativos para Terapeutas Ocupacionais" na Associação Central de Psicologia até 2016. Professora no CRIAP desde 2016.

 

Vanda Varela - Licenciada em Terapia Ocupacional pela ESSA. Doutorada em Gestão Geral, Estratégia, Desenvolvimento Empresarial ISCTE (2018); Mestre em Gestão de Projectos (2010). Docente no Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional na ESSLei desde 2010 . Formação intermédia em Cuidados Paliativos na ARSLVT e formadora/ações de sensibilização na área em Portugal e em Burgos (Erasmus Docente). Membro da Unidade CiTechCare, Investigação em Saúde do IPL. Funções anteriores como vogal do conselho clínico e de saúde e membro da comissão da qualidade e segurança (ACES da Lezíria) e em Equipas na Comunidade, Equipas de Cuidados Continuados Integrados e Cuidados Paliativos.

 

Rita Salgado - Licenciada em Terapia Ocupacional pela ESTSP. Exercício profissional na área dos Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção (de 2012 até à presente data); Pós-Graduada em Psicogeriatria pelo CRIAP (2015); Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2018).

 

Marlene Monteiro - Licenciada em Terapia Ocupacional pela ESTSP. Mestre em Gerontologia pela ESTSP (2010). Docente na CESPU e formadora no Instituto Português de Psicologia (2013). Monitora de Estágios Curriculares e Experiência Profissional em Unidades de Cuidados Continuados de diferentes tipologias (Convalescença, UMDR, ULDM) e em todas as faixas etárias inclusive Intervenção Precoce.

 

Contacto de email: tocupacional@apcp.com.pt

 

Objetivos gerais:

1. Divulgar a Terapia Ocupacional nos Cuidados Paliativos

2. Incentivar a formação/investigação da Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos

3. Afirmar o contributo específico e fundamental da Terapia Ocupacional na qualidade de vida das pessoas em Cuidados Paliativos

 

Plano de atividades 2019/2020:

1-Implementar a presença do terapeuta ocupacional nos cursos básicos e de formação intermedia em cuidados paliativos

2-Incluir a presença (e.g.: palestra ou mesa) da terapia ocupacional nos congressos/jornadas de cuidados paliativos

3- Articular com a APTO (Grupo de Interesse em CP)

4 -Contactar as Faculdades de Terapia Ocupacional com vista a divulgar o Grupo de trabalho em Terapia Ocupacional da APCP, objetivos e contactos de modo a incentivar a formação pré graduada sobre o tema

5- Elaborar um poster das competências do TO em Cuidados Paliativos ("Competências do TO em CP" APTO, 2016)

6- Organizar ou co-organizar uma formação de Terapia Ocupacional em Cuidados Paliaticos

7- Criar uma lista de locais de referência com possíveis propostas de estágio nacional/internacional

8- Construir um folheto de divulgação da Terapia Ocupacional em CP (colocar no website da APCP associado ao grupo de trabalho; disponibilizar em formações/congressos)

9- Atualizar o levantamento e caracterização dos Terapeutas Ocupacionais em Portugal nas diferentes equipas de Cuidados Paliativos