Apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos ao estágio de Cuidados Paliativos Pediátricos no Servicio de Atención Integral a la Infancia con Enfermedad Crónica Grave en Situación de Alta Complejidad y Necesidades Paliativas (C2P2) del Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona
A C2P2 é uma equipa interdisciplinar, que cuida de crianças e famílias com doenças crónicas complexas que limitam ou ameaçam a vida, sendo referência nesta área para toda a região da Catalunha. Esta equipa é composta por 6 pediatras, 10 enfermeiros, 2 psicólogos, 2 assistentes sociais e 2 agentes espirituais. O modelo de seguimento implica um gestor de caso (enfermeiro) que é responsável pela gestão do doente e da família. Trabalham em estreita colaboração com a Unidade de Luto, composta por duas enfermeiras especializadas e um assistente social.
O atendimento é presencial e telefónico (24h/365d). Para além da consultadoria multidisciplinar intrahospitalar permanente, também a consulta externa é um local privilegiado para optimização do controlo sintomático (dor, convulsões refractárias, feridas complexas ...) e reajustes do plano antecipado de cuidados. Em contexto domiciliário, prestam cuidados no local onde a criança se encontra (casa, escola e outras instituições de saúde). A disponibilidade de quatro viaturas móveis agiliza rapidamente os cuidados domiciliários e, marca a diferença pela excelência da intervenção, realizada em simultâneo pelo médico e enfermeiro.
A Unidade de Luto responde a programas de acompanhamento, quer individual como em dinâmicas de grupo. A intervenção incide nas perdas e lutos complicados e/ou antecipatórios (existe uma preparação prévia durante todo o ciclo da doença e após a morte nos pais e irmãos). O luto do profissional tem apoio especializado e diferenciado regular.
Esta equipa tem uma vertente importante de investigação e formação e capacita profissionais de vários países.
A APCP apoiou o nosso estágio de CPP durante duas semanas, tendo sido uma excelente ocasião de aprendizagem e crescimento profissional. Foi muito enriquecedor perceber a estrutura, organização e dinâmica de uma equipa especializada com vasta experiência nos cuidados paliativos pediátricos, desde há 30 anos. Foi um estágio intenso, com grande robustez e intensidade clinica/científica e de objectivos concretizados, que muito agradecemos à APCP.
Maria João Palaré
Emília Fradique