Concurso “Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam”

APCP anuncia vencedores das duas primeiras comunidades compassivas em Portugal

No âmbito das celebrações do mês aos Cuidados Paliativos, com o mote "Dar Voz a Quem Cuida", a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos congratula os dois projetos vencedores "Porto Compassivo" e "Amadora Compassiva", do Concurso "Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam".

O Concurso "Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam" resultou de um Protocolo de Cooperação celebrado, em Junho de 2019, entre a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Fundação "la Caixa". Este concurso teve como objetivo principal e final a atribuição de financiamento para a criação de duas comunidades compassivas, que permitam o cumprimento dos critérios vigentes de certificação pelo movimento internacional "Charter for Compassion".

"Congratulamos os projetos vencedores, fazendo votos dos maiores sucessos pessoais e profissionais ao Centro Hospitalar de São João e LinQUE, estando seguros de que o movimento que agora se inicia, liderado pelos dois projetos, será transformador para os Cuidados Paliativos, para o país, mas sobretudo para os nossos profissionais, utilizadores, cuidadores e respetivas famílias", conclui Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

As comunidades compassivas são uma possível resposta ao desafio colocado a uma sociedade em envelhecimento. Os principais métodos de intervenção são a educação pública, o desenvolvimento comunitário, a promoção da saúde, as ações de participação e a ecologia social.


voltar