Encontro Nacional de Equipas Intra Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos

Conforme noticiado anteriormente, o Grupo de Apoio à Pediatria (GAP) da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos (GdT-CCP) da Sociedade Portuguesa de Pediatria organizaram um Encontro Nacional das Equipas Intra Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCP-P).

O Encontro decorreu no passado dia 17 de maio de 2019, em Leiria, e visava debater em conjunto o ponto atual e o futuro da implementação e desenvolvimento das EIHSCP-P nacionais, criadas pela Portaria 66/2018 (6 de março). Para isso a organização contou com a inestimável colaboração da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (com a presença da sua presidente, Drª Edna Gonçalves, da Drª Helena Salazar e do Enfº Ricardo Silva) e coordenações regionais (estiveram presentes a Drª Ana Cristina Fryxell -ARS LVT- e a Drª Margarida Damas de Carvalho -ARS Alentejo-).

Estiveram presentes os elementos coordenadores (medicina e/ou enfermagem), ou seus representantes, de 23 EIHSCP-P nacionais, em estadios diferentes de implementação (algumas já a desenvolver atividade de forma regular, outras ainda em fase de criação).

A reunião começou com a apresentação dos presentes e uma revisão breve dos conceitos e objetivos dos cuidados paliativos pediátricos (CPP), concluindo a primeira parte com um ponto da situação do atual cenário nacional.

Na segunda parte, já com a presença da CNCP, foram apresentadas as metas do Plano Estratégico de Desenvolvimento de CP 2019-20, as exigências de formação e de atuação, os instrumentos disponíveis no Portal do SNS e a metodologia exigida pela ACSS.

Foram ainda discutidas sugestões acerca dos instrumentos de trabalho a utilizar pelas EIHSCP-P e apresentado o mais recente projeto do Observatório Português de Cuidados Paliativos, a validação de escalas em Pediatria, sendo as equipas convidadas a participar. Igualmente foram sugeridos temas para a formação em serviço nas respetivas instituições, contribuindo para o desígnio de melhorar a literacia em CPP dos profissionais de saúde e a mudança da cultura institucional.

Por fim, foi lançado o desafio da criação da Sociedade de CPP, um ramo da Sociedade Portuguesa de Pediatria, à semelhança do que acontece com outras áreas da saúde pediátrica, o que foi muito bem aceite pelos sócios da SPP presentes.

Tendo sido uma reunião de trabalho muito participada e com intensa e viva discussão dos temas expostos, a opinião dos presentes fui unânime acerca da sua utilidade e das vantagens do trabalho em conjunto e da orientação proporcionada.

Ficou a vontade expressa de manter o contacto geral e de repetir periodicamente este encontro, o que nesta fase de desenvolvimento das EIHSCP-P nacionais nos parece de extrema relevância.

O GAP e o GdT-CCP agradecem às respetivas Direções o apoio na organização deste Encontro, assim como à CNCP a sua presença e empenho nos CPP.

Por fim um agradecimento à Ferrer Portugal, SA, pelo apoio logístico à realização do Encontro.

 

Dra Ana Lacerda

Coordenadora do Grupo de Apoio à Pediatria.


voltar