Folheto Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos

Vem por este meio, o grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos, divulgar o folheto anexo, pretendendo sensibilizar as equipas de Cuidados Paliativos para o papel especializado e fundamental do Terapeuta Ocupacional em CP.

O Terapeuta Ocupacional:

  • Avalia, trata e habilita crianças, adultos e idosos perante doenças ameaçadoras da vida, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades;
  • Promove a ocupação e constitui uma abordagem não farmacológica de controlo da dor, através de estratégias terapêuticas;
  • Resgata a identidade ocupacional por vezes "adormecida" pelo papel de doente;
  • Estuda, desenvolve e constrói produtos de apoio, em contexto hospitalar e domiciliário, de forma a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e, um fim de vida, com dignidade.

Funções mais detalhadas poderão ser encontradas no folheto anexo. O Grupo de Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos tem todo o interesse e disponibilidade em reunir, esclarecer e colaborar com as equipas apoiando-se nas suas funções, promover a qualidade de vida através da máxima autonomia e independência. Também estamos na disposição de dar aconselhamento e fornecer contatos de terapeutas ocupacionais com formação e experiência avançada na área.

Mais informação sobre o grupo em: https://www.apcp.com.pt/grupos/grupo-de-trabalho-de-terapia-ocupacional.html

Atenciosamente,

O Grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional da APCP


voltar