Grupo de Comunicação e Media – “Dar Voz a quem cuida'

No sentido da concretização de alguns dos seus objetivos, o Grupo de Trabalho "Comunicação e Media" da APCP gostaria de vos convidar a participar num espaço que irá chamar-se "Dar voz a quem cuida".

Este espaço, que se pretende informativo, mas não exaustivo, terá a publicação quinzenal (nas redes sociais e na página da APCP), de uma mensagem da autoria das equipas de cuidados paliativos que queiram participar. O desafio que vos é lançado assenta na convicção de que não existem melhores difusores de informação do que as próprias equipas que trabalham no terreno.

O que vos é pedido é que nos escrevam duas mensagens sucintas sobre diferentes temas que gostassem de fazer chegar à comunidade em geral, a alguns grupos de doentes em particular, a cuidadores, profissionais e/ou decisores políticos.

Dada a diversidade de públicos, pretende-se que a mensagem seja redigida em linguagem clara, simples e que deixe "a vossa marca".

Dada a intenção de mobilizar e dar voz às diferentes equipas de CP espalhadas pelo país, prevê-se que as mensagens propostas por cada equipa sejam publicadas em períodos diferentes.

Eis alguns exemplos de temas a explorar:

- Tipologias das equipas de cuidados paliativos;

- Cuidados paliativos pediátricos;

- O serviço social nos cuidados paliativos;

- Espiritualidade e cuidados paliativos;

- Alimentação em cuidados paliativos;

- Cuidados orais nos cuidados paliativos;

- Cuidados que os cuidadores podem ter em casa perante o sintoma X;

- Mitos dos cuidados paliativos;

- Quem faz cuidados paliativos (que profissionais integram estas equipas) e missão;

- Suporte psicológico em CP;

- Suporte aos cuidadores;

- Papel das artes em CP;

- Grupos de apoio / Voluntariado em CP;

- Referenciação para CP;

- Formação em CP;

- outros.

Sugere-se que, associada a cada mensagem, surja uma fotografia da equipa ou outra imagem que ilustre a vossa mensagem e amplie o seu impacto.

Para facilitar esta tarefa e uniformizar as mensagens a enviar por cada uma das equipas deixamos ficar o seguinte template, assim como a moldura que se encontra em anexo.

Todas as mensagens deverão ser enviadas para o seguinte e-mail: comunicacaoemedia@apcp.com.pt até 30 de Setembro de 2019.

Uma vez recolhidas as mensagens, estas serão revistas pelo Grupo de Trabalho "Comunicação e Media", que se encarregará, as partir do dia 1 de Outubro, proceder à sua publicação. Se necessário algum esclarecimento ou revisão da(s) mensagem(s) proposta(s) a equipa será previamente contactada por um dos elementos do Grupo de Trabalho.

Mais informações em anexo.


voltar