I Congresso de Cuidados Paliativos do Alto Minho

Decorreu nos dias 12 e 13 de abril, o I Congresso de Cuidados Paliativos do Alto Minho, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, Viana do Castelo. Este congresso foi organizado pela Equipa de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho em parceria com a Associação de Cuidados Paliativos do Alto Minho, com o apoio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Estiveram presentes profissionais com vasta experiência em cuidados paliativos, a nível nacional e internacional, para partilhar os seus conhecimentos com cerca de 300 participantes, vindos de vários pontos do país! O congresso foi antecedido do curso pré-congresso, dirigido ao controle de sintomas. Durante os trabalhos do congresso foi transmitida a importância da abordagem multidisciplinar em cuidados paliativos, as especificidades da comunicação e da gestão do sofrimento, o impacto na família, terminando com o percurso dos cuidados paliativos a nível nacional e local.

Foi durante o congresso que foi dado a conhecer o trabalho realizado nas escolas secundárias da cidade de Viana do Castelo aquando da celebração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2018 e os trabalhos que os alunos realizaram sobre cuidados paliativos. Esta atividade merece-nos especial atenção, uma vez que a consideramos ação de formação cívica de futuros adultos do nosso país. Acreditamos que através da formação/ informação da sociedade que serão quebrados mitos, ainda, associados a cuidados paliativos.

Aproveitamos para agradecer a todos os que estiveram envolvidos na concretização do I Congresso de Cuidados Paliativos do Alto Minho, desde os formadores/palestrantes, aos patrocinadores e aos participantes.

Até breve!


voltar