I Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em Cuidados Paliativos

APCP promove I Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em Cuidados Paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) promove o I Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em Cuidados Paliativos, nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Coimbra. Esta reunião científica de âmbito multidisciplinar tem como objetivo a divulgação e o desenvolvimento de novas dinâmicas que favoreçam a oferta destes cuidados no nosso país.

Este Congresso Internacional, de abordagem multidisciplinar de áreas científicas diversas, convida ao debate sobre a comunicação e o marketing em torno dos Cuidados Paliativos, com o propósito de se tornar um espaço público de discussão sobre o tema para que os Cuidados Paliativos estejam efetivamente disponíveis e acessíveis a todos.

"A reflexão sobre a casuística, a troca de opiniões entre os vários profissionais e outros participantes, ajudarão certamente a encontrar respostas humanas, compassivas e no respeito pelos direitos e dos interesses dos doentes. Acredita-se que este Congresso Internacional poderá consubstanciar-se numa perspetiva ótima de divulgação e desenvolvimento de novos percursos que vise preparar, ampliar e desenvolver novas dinâmicas favorecedoras da oferta destes cuidados", explica Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

Em Portugal, a prática dos Cuidados Paliativos encontra-se numa evolução acelerada nas últimas décadas, conforme revelado no estudo do Parlamento Europeu - Palliative Care in the European Union – 2008, sendo, no entanto, mais recente a implementação deste tipo de cuidados na população pediátrica.

"Apesar desta expressividade, há ainda um longo caminho a percorrer, onde todos não serão demais para reivindicar mais e melhor provisão destes cuidados. Os princípios e as práticas adotadas atualmente em Cuidados Paliativos são ainda uma resposta inequívoca, fundamentada e estruturada para as necessidades das pessoas em fim de vida. Assim, é urgente romper com esta forma de estar para poder instituir-se a mudança necessária. A necessidade de promover os Cuidados Paliativos não passa apenas pela via da formação ou da investigação, mas por meio de um conjunto de ações concertadas que difundam a filosofia destes cuidados, que promovam a reflexão junto dos profissionais de saúde e de quem recebe efetivamente estes cuidados" conclui o presidente da APCP.

Objetivos do Congresso:

· Estimular o aprofundamento de conhecimento e reflexões sobre o verdadeiro sentido dos Cuidados Paliativos

· Promover o diálogo multidisciplinar, antecipando novos desafios para um novo olhar sobre os Cuidados Paliativos

· Contribuir para o marketing dos Cuidados Paliativos

Destinatários:

· Profissionais da Saúde, da Comunicação e do Marketing, investigadores e estudantes, pessoas com doença crónica, seus familiares e outros cuidadores envolvidos e cidadãos em geral, num máximo de 250 participantes.

 

Comissão de Organização e Comissão Científica

Comissão Organizadora:

- Duarte Soares (presidente)

- Susana Caires

- Cândida Cancelinha

- Ana Rocha

- Elsa Montenegro Marques

- Goreti Marques

- Joana Rente

- Maria Goreti Mendes

- Carla Reigada

- Tânia Mendes

 

Comissão Científica:

- Duarte Soares

- Paula Sapeta

- Carla Reigada

- José Carlos Bermejo

- Bárbara Gomes

- Sara Pinto

- Goreti Marques

- Maria Goreti Mendes

 

Inscrições

Profissionais: 75€

Sócios da APCP e Estudantes de Pós Graduação: 60€

Os valores de inscrição incluem o almoço (lunch-box) do dia 22 de fevereiro.

 

Regulamento para submissão de abstracts (em anexo) - prazo de submissão até ao dia 30 de novembro de 2019.

Cartaz, apresentação e programa em anexo

Inscrições e mais informações disponíveis em: https://www.admedic.pt/eventos/1-congresso-internacional-de-comunicacao-e-marketing-em-cuidados-paliativos.html


voltar