Investigadora portuguesa eleita para a direção da European Association for Palliative Care

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) congratula-se pela nomeação da Professora Doutora Sandra Martins Pereira para constituir a direção da European Association for Palliative Care (EAPC – Associação Europeia de Cuidados Paliativos) para o quadriénio 2019-2023.

"A APCP orgulha-se da eleição da Prof. Dra. Sandra Pereira, cuja candidatura apoiou desde o primeiro momento. Acreditamos que a sua eleição é uma excelente notícia para os Cuidados Paliativos em Portugal, um sinal da excelência dos profissionais que compõem a nossa Associação. Parabenizamos a nova direção, a quem desejamos os maiores sucessos e votos dum excelente trabalho em prol da advocacia, formação, investigação e desenvolvimento de cuidados paliativos", explica Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

"A meu ver, esta eleição representa o percurso e trabalho de elevada qualidade que os cuidados paliativos têm feito em Portugal, constituindo-se como o reconhecimento internacional dos mesmos.

Além disso, e considerando o lema e visão da EAPC, "one voice, one vision" ("uma voz, uma visão"), esta eleição permitirá elevar a voz portuguesa em prol da promoção e defesa do acesso a cuidados paliativos de excelência para todas as pessoas que deles necessitem, ajudando a diminuir iniquidades.

Em termos de perspetiva de futuro, procurarei juntar-me ao "coro de vozes" que procura fazer com que os cuidados paliativos cheguem aos mais vulneráveis. Acredito que o meu percurso pessoal e profissional, assim como a minha experiência e entusiasmo, poderão contribuir para melhorar o já excelente trabalho da EAPC, em articulação com todos os seus interlocutores, incluindo a própria APCP, outras associações e instituições nacionais e internacionais, e sociedade civil.

Estou muito grata pela confiança que nos foi depositada e cheia de vontade de começar a trabalhar!", conclui a Prof. Doutora Sandra Martins Pereira.

A EAPC é uma associação dedicada à advocacia, promoção e desenvolvimento dos cuidados paliativos na Europa. Sob o lema "one voice, one vision" ("uma voz, uma visão"), a EAPC tem por missão promover e defender a prestação de cuidados paliativos de excelência, em qualquer fase do ciclo vital, mediante o desenvolvimento de formação, investigação, políticas e práticas baseadas na evidência.


voltar