Observatório Português dos Cuidados Paliativos: Relatório 2019 - Cobertura e Caracterização das Equipas e Profissionais das Equipas de Cuidados Paliativos

O Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP), do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, tem como finalidade proporcionar uma análise independente, precisa e periódica sobre a evolução dos Cuidados Paliativos em Portugal e estimular e apoiar a Investigação nesta área.

Associadamente, tem como objetivos:

Analisar retrospetiva e prospectivamente a evolução dos cuidados paliativos em Portugal;Desenvolver indicadores de qualidade adequados às diferentes tipologias de serviços/equipas e promover, monitorizar e avaliar a sua implementação nos serviços de cuidados paliativos;Promover, monitorizar e avaliar a qualidade dos cuidados paliativos prestados em Portugal;Tornar a análise realizada facilmente acessível a todos os interessados.

Deste modo, no decurso de 2019, procedeu a análise de diversos indicadores relativos ao ano de 2018, dos quais 1 relatório está já ultimado, os qual anexamos para V. Exa. tomar conhecimento prévio à sua disponibilização pública, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, através do "microsite" do OPCP e junto dos meios de comunicação social.


voltar