Participação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos nas 8as Jornadas da AECPAL

Participação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos nas 8as Jornadas da AECPAL Asociación Española de Enfermería en Cuidados Paliativos, nos dias 4 e 5 de abril de 2019, sob o Tema "Cuidados Invisibles: Cuidados Imprescindibles".

A Direção da APCP esteve representada pela Professora Paula Sapeta, também como membro do Comité Organizador.

Nestas Jornadas com mais de 200 participantes, estiveram presentes mais de uma dezena de portugueses, que apresentaram vários trabalhos, na forma de Poster e Comunicação livre.

Todas as mesas foram de uma riqueza extraordinária, com elevada qualidade cientifica e com grandes aportes para a prática dado seu caráter reflexivo, temas como: da evidência à prática, cuidar em doentes com dor, o uso da música, do conto, do humor, o cuidar no luto... e outras dimensões invisíveis do cuidado, mas imprescindíveis.

Dos trabalhos Premiados destacamos o Prémio atribuído pelo Comité Científico (Accésit) a um trabalho português, como melhor comunicação oral: «Cuidados intangíveis nos últimos momentos: um estudo grounded theory em lares de idosos», apresentado pela Enfermeira Ângela Simões (ULSCB), em co-autoria com Paula Sapeta (ESALD).

As 9as Jornadas realizar-se-ão em Santander e ficou assumido o compromisso da APCP desenvolver, em breve e com a parceria dos colegas de Espanha, umas Jornadas de Enfermagem em Cuidados Paliativos, numa cidade Portuguesa.


voltar