Por onde tem andado a GrÉTICA?

Cumprindo o desígnio de se manter próxima dos profissionais, utentes e sociedade civil, em matérias de cuidados paliativos, membros da GrÉTICA têm contribuído ativamente para o debate ético.

Destacam-se os contributos do Dr. Abel Abejas, que participou na conferência central das VI jornadas do GECS com o tem a importância das "competências em inteligência emocional e espiritual nas equipas de cuidados paliativos", apresentando uma revisão bibliográfica da antropologia filosófica do cuidar. Participou também numa sessão dinamizada pelo GERMEN (grupo de estudos e reflexão em medicina narrativa), onde refletiu sobre o tema "cuidar na demência", baseado na intersubjetividade e valorizando a pessoa como sujeito de cuidados, respeitando a sua história de valores para a elaboração de um plano de cuidados. No Portugal e-health Summit apresentou uma palestra sob o tema "RENTEV: autonomia e liberdade", realçando a importância dos cuidados primários e a necessidade de maior literacia para os cuidados paliativos e para a Ética. Na apresentação "Liberdade e Autonomia no final de vida- uma visão médica" num evento da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, abordou a temática da liberdade e autonomia nas decisões em fim de vida, centrando-se no planeamento antecipado de cuidados.

Também a colega Ana Paula Nunes foi convidada a dinamizar uma sessão de esclarecimentos na Ordem dos Enfermeiros – Secção Regional do Sul, sobre "Diretivas Antecipadas de Vontade": sessão altamente participada e que evidenciou as necessidades de esclarecimento dos profissionais de saúde.

Também a convite do grupo GERMEN, a colega Maria José Ferrão participou na tertúlia "Dar voz ao tempo", refletindo sobre o tempo da doença e do morrer. De entre inúmeros contributos literários, destaca-se a sua autoria num capítulo sobre o luto, numa enciclopédia sobre Comportamento e Saúde Mental, lançada oficialmente no passado dia 5 de Abril.

Aos colegas pelo valor inestimável do seu tempo e do seu saber, o nosso bem-Haja pela partilha, pelo olhar ético e pela aprendizagem em conjunto!

Mantenha-se atento!
A APCP somos todos nós!


voltar