Recomendações controlo sintomático COVID-19

A APCP, em colaboração com o Grupo de Trabalho Cuidados de Suporte e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Oncologia, e o Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, adaptou à realidade Portuguesa recomendações clínicas para o controlo sintomático de doentes com COVID-19 (duas páginas), desenvolvidas por colegas do Instituto Cicely Saunders do King's College London, publicadas ontem no European Respiratory Journal (https://erj.ersjournals.com/content/early/2020/04/07/13993003.00815-2020?cct=2283).

Associadas a estas orientações, foram também adaptados à realidade Portuguesa dois folhetos informativos dirigidos a doentes internados com COVID-19 e às suas famílias/amigos, com a colaboração de profissionais das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) do Programa Humaniza - Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação "la Caixa".

Encontram os três recursos em anexo. Pedimos a vossa melhor colaboração para divulgarem entre paliativistas e colegas nas vossas instituições e parceiros que cuidem ou possam vir a cuidar de doentes com COVID-19 e suas famílias.

Esperamos que mais pessoas sejam melhor tratadas e cuidadas com estes recursos.

Obrigado.


voltar