Workshop de cuidados paliativos na pessoa com demência

No âmbito da parceria entre a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Alzheimer Portugal realizou-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 15 de dezembro, workshop dedicado aos cuidados paliativos na pessoa com demência.

Depois de um enquadramento teórico sobre o que são as demências, o seu impacto no cuidador, os direitos das pessoas com demência no que diz respeito a decisões de fim de vida e os princípios básicos dos cuidados paliativos, a Dra. Ana Bernardo e a Enfermeira Catarina Pazes presentearam os participantes com a partilha da sua experiência, muito rica, sobre temas de enorme interesse prático: necessidades paliativas, plano avançado de cuidados e controlo de sintomas.

A parte da tarde foi dedicada a bancas práticas – espaço para, em grupos pequenos, colocar dúvidas, discutir casos práticos e até para analisar o modelo oficial de Directiva Antecipada de Vontade (Testamento Vital e Procuração para Cuidados de Saúde).

Estão a ser planeadas mais iniciativas conjuntas destas duas associações noutros pontos do país as quais serão oportunamente divulgadas.


voltar