Workshop - 'Medicina baseada na narrativa: A Espessura do Cuidado' nas III Jornadas de Investigação APCP, em Beja

A não perder nas III Jornadas de Investigação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos!

Workshop - Medicina baseada na narrativa: A Espessura do Cuidado

Susana Teixeira Magalhães, Rui Carneiro e Catarina Simões

Para cuidar da Pessoa que adoece é necessário que o cuidado esteja ancorado na Relação, no Reconhecimento da(s) vulnerabilidade(s) e na Reflexão.

A necessidade de dar espessura ao cuidado, levou ao surgimento da Medicina Narrativa, recurso para reconhecer o sofrimento, interpretar e ser sensibilizado pela história da doença, pela vulnerabilidade de quem cuidamos, daqueles com quem trabalhamos e de nós próprios.

A Medicina Narrativa e os Cuidados Paliativos são sinérgicos, na medida em que as duas áreas promovem cuidados de saúde baseados na relação, assumindo que as narrativas dos vários intervenientes são parte da terapia, são uma resposta essencial à necessidade de dar qualidade ao tempo que escasseia no contexto dos cuidados de saúde, são elemento fundamental para a adesão à terapia por parte dos doentes, são condição essencial para reduzir o burnout dos cuidadores formais e informais.

Neste encontro, em formato de workshop interativo iremos procurar respostas às questões: O que narra a evidência sobre medicina narrativa? Qual a anatomia e semiologia da medicina narrativa: como introduzir elementos narrativos na prática clínica diária? A narrativa do profissional: como eu cuido, sou cuidado e me cuido? Que metodologias utilizar na investigação em Medicina Narrativa?


voltar