Workshop sobre autocuidado para profissionais: O sofrimento, a morte e Eu

A Grética agradece a todos os que tornaram possível o workshop sobre autocuidado para profissionais: O sofrimento, a morte e Eu, que decorreu no Hospital Nossa Senhora da Arrábida no passado dia 30 de Janeiro.

Um agradecimento muito especial ao grupo ORPEA que nos presentou com as refeições. Foi um dia profícuo de partilha e reflexão entre os 30 formandos e os formadores (Hermínio Araújo, Maria José Ferrão e Ana Bernardo), com um momento prático destinado à técnica de meditação contemplativa.

Os ecos finais confirmam a necessidade de novos momentos formativos. O confronto com a morte e o sofrimento não pode ser banalizado nem, num outro extremo, catalisador de fenómenos de fadiga por compaixão ou burnout. É sim um convite ao nosso autoconhecimento e um imperativo ético para elevar a qualidade da relação e da comunicação com o utente, facilitando uma relação autêntica, empática e inteira, num verdadeiro compromisso de escuta. Viver é ser amado e só o amor pode ser fonte de sentido e agente transformador do sofrimento.


voltar