PARABÉNS Á EQUIPA FANTÁSTICA
"Diagnosticaram mais um tumor, desta vez na pleura.
A minha mãe não quis sofrer mais, não quis fazer qualquer tipo de tratamento, nem quimioterapia nem radioterapia, pois já sabia que não ia dar em nada e que só iria sofrer mais.
Falaram-nos nos Cuidados Paliativos no Hospital da Luz. A minha mãe poderia não sofrer, não ter dores e poderia ter um final de vida com conforto e sem dor.
Assim foi. Marcou-se uma consulta na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, 2ªf às 14h30.
Ela chegou, mal podia andar, apoiadíssima no Fernando. Aguardámos e quem nos atendeu foi uma mulher fantástica, Drª Isabel Neto e a fabulosa enfermeira Maria.
Foi das conversas mais complicadas e duras a que assisti até hoje. A minha mãe queria a eutanásia, queria morrer ali?
E elas abraçaram-na, deram-lhe miminhos, beijinhos e acalmaram-na.
Havia uma pequena solução. Não era preciso nada daquilo? Foi prometido que ela teria facilidade em respirar, sem dor, teria todo o conforto possível.
O prometido é devido e foi devidamente cumprido.
Os poucos dias, 10 dias, que se seguiram até a sua morte, foram cheios de conforto, calma, facilidade em respirar e sem dores. Chegaram a perguntar se ela queria ficar mais adormecida? e ela disse que não, assim como estava, estava bem? e estava mesmo.
Ainda passámos uns momentos agradáveis todos juntos, naquele quarto de hospital.. um deles a passagem de ano!! Brincadeiras com a Cat, beijinhos e festinhas à avó. 9
Todos os médicos, psicóloga, enfermeiros e auxiliares foram exemplares.
Enfermeiro Marco, enfermeira Maria, Catarina, Cecília, Cristina, Raquel, Joana.
Drª Isabel Neto e Drª Cristina!!!
Não consigo expressar toda a minha gratidão.
Um simples Muito Obrigada não chega! Parabéns pelo Humanismo, pela Amizade, pela Coragem, pela Frontalidade, por todo o Amor que deram à minha mãe e nós!
Foram todos, sem excepção, o meu escape, o meu ombro amigo.Foi sempre convosco que chorei e mais desabafei. Deram-me os melhores conselhos, o vosso maior apoio, sem me conhecerem de lado de nenhum, foram os meus melhores amigos.
Todos sabiam o nome da minha mãe, todos sabiam o meu nome, todos sabiam os pequenos problemas com que nos deparávamos diariamente e sempre fizeram o possível para nos ajudar a ultrapassar. Um cuidado extremo connosco.
Estão todos de Parabéns. Parabéns pela vossa formação. Parabéns pela forma como trabalham. Parabéns pelo vosso excelente ambiente de trabalho. Parabéns pela coragem que têm em desempenhar o vosso trabalho. Parabéns pelo profissionalismo. Parabéns pelo Humanismo. Parabéns por trabalharem tão bem como grupo de trabalho. Infinitas vezes parabéns.
Nunca me vou esquecer do que fizeram por nós e pelo que fazem, todos os dias, por aqueles que passam pelo o que nós passámos."